Parceria entre Agraer e Prefeitura Municipal viabiliza a Agricultura Familiar de Angélica

No ano de 2020, foi criada uma nova modalidade de compra institucional de produtos oriundos da Agricultura Familiar através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – Compra com Doação Simultânea por Termo de Adesão, no qual cada produtor poderia vender até R$6.500,00. Através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e agricultura Familiar (SEMAGRO), responsável por administrar o PAA no Mato Grosso do Sul, foram selecionados 12 municípios no Estado, entre eles Novo Horizonte do Sul, que faz através do Departamento de Assistência social, a distribuição dos produtos adquiridos às famílias em situação de vulnerabilidade.

“Os agricultores familiares que estão participando de outra modalidade do PAA através de associação não puderam fazer parte desde PAA-DS, com isso pudemos selecionar em nosso município apenas 17 dos 30 produtores rurais necessários para compor o projeto de venda, permitindo assim a inclusão de produtores de Jateí, Ivinhema e Angélica”, esclarece o Eng. Agr. Edno Martins Vicentini, Coordenador da Agraer de Novo Horizonte do Sul.

A Coordenadora Estadual do PAA, Karla Bethânia de Nadai, juntamente com Francimar Perez, Gestora de Desenvolvimento Rural lotada na Agraer Central de Campo/MS, passaram então a articular com os outros municípios a complementação do número de agricultores familiares para viabilização do projeto.

“Assim que fomos procurados, passamos a mobilizar os produtores que se enquadravam no programa, e, após a seleção das 09 famílias aptas, elaboramos os projetos individuais de venda”, destaca o Eng. Agr. George Pereira, Coordenador da Agraer de Angélica/MS.

O horticultor Uilson Lopes Rodrigues Junior ressalta a importância da parceria realizada entre a Agraer e a Prefeitura Municipal de Angélica/MS: “Estamos produzindo longe dos maiores centros consumidores e esse projeto de venda chegou em boa hora, pois estou a pouco tempo na atividade e esse valor vai possibilitar novos investimentos em minha horta, porém ainda tínhamos que enfrentar o problema da distância para a entrega, que foi resolvido pela Prefeitura Municipal, que já durante a madrugada começa a carregar o caminhão com nossa produção, possibilitando que os alimentos cheguem ao destino frescos e com qualidade”.

O projeto também possibilitou o sucesso da comercialização da produção de melancias da beneficiária do Lote 69 do P.A. Angélica, Rosangela Rodrigues da Silva, que através da venda garantida por um preço justo, já iniciou o planejamento de sua próxima safra.