SCFV chega a Ipezal com atendimentos às famílias locais

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social iniciou nesta quarta feira, 30 de outubro, a oferta do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, as crianças e adolescentes do distrito Ipezal.
Trata-se de um serviço da Proteção Social Básica do SUAS, esse serviço é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias que é realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).
O SCFV possui um caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades dos usuários, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais. o Serviço é ofertado de modo a garantir as seguranças de acolhida e de convívio familiar e comunitário, além de estimular o desenvolvimento da autonomia dos usuários. Os usuários do SCFV são divididos em grupos a partir de faixas etárias, considerando as especificidades dos ciclos de vida.
O trabalho nos grupos é planejado de forma coletiva, contando com a participação ativa do técnico de referência, dos orientadores sociais e dos usuários. O trabalho realizado com os grupos é organizado em percursos, de forma a estimular as trocas culturais e o compartilhamento de vivências; desenvolver junto aos usuários o sentimento de pertença e de identidade; e fortalecer os vínculos familiares, sempre sob a perspectiva de incentivar a socialização e a convivência familiar e comunitária.
Para a secretária da pasta senhora Rosana Celes, “poder expandir esse trabalho contemplando o distrito Ipezal num momento crítico em que vive a Assistência Social devido aos cortes no orçamento e diante das irregularidades nos repasses do financiamento federal, só reafirma o comprometimento e a responsabilidade do Prefeito Roberto Cavalcanti com as nossas crianças e adolescentes mais vulneráveis”.
Para o prefeito Roberto Cavalcante “essa é mais uma iniciativa da nossa gestão para levar qualidade de vida e atendimento às famílias que mais precisam, iniciar esse trabalho em Ipezal é fundamental para a população local”.
Prefeitura de Angélica, um governo para todos!