Secretaria Municipal de Saúde de Angélica alerta sobre cuidados e prevenção do Coronavírus

Na manhã desta terça-feira, 17, estiveram reunidos médicos e coordenadores das unidades de Saúde do Município na Associação Beneficente de Angélica – ABA, para discutir e determinar algumas medidas de prevenção, controle e segurança para a população.
Foram definidas as seguintes medidas:
• A Secretaria de Saúde recomenda a restrição social para pessoas com baixa imunidade, idosos, doentes crônicos e aqueles que estejam gripados. Viagens, shows, passeios em locais com grande circulação devem ser evitados;
• Orienta que eventos e atividades em locais fechados, que possam gerar aglomerações sejam cancelados ou adiados até segunda ordem;
• Orienta que as pessoas devem evitar cumprimentos com as mãos, com beijos e abraços;
• Orienta que não sejam realizadas reuniões e aglomerações periódicas de grupos em ambientes fechados;
• Orienta e recomenda que não haja superlotação nas unidades de Saúde.
Define ainda:
• A SUSPENSÃO de visitas aos pacientes internados no Hospital (ABA – Associção Beneficente de Angélica);
• O encaminhamento de pacientes com suspeita de covid-19 deverá ser realizado preferencialmente através das unidades básicas de saúde da cidade;
• Todos os casos SUSPEITOS deverão ser tratados como prioridade sendo atendidos de imediato;
• Os casos serão monitorados conforme os sintomas – em casos de sintomas leves, estes serão conduzidos ao tratamento domiciliar e isolamento social;
• Partos e cirurgias de urgência e emergência continuarão a ser realizadas;
• Ficam suspensas todas as atividades coletivas e educativas;
• Os atendimentos odontológicos serão apenas para urgência e emergência.
Ressalta-se ainda que os casos suspeitos de covid-19 são de pessoas que apresentam febre e pelo menos um sintoma respiratório (tosse ou dificuldade para respirar), com histórico de viagem para área de transmissão local ou que tenham entrado em contato com caso suspeito ou confirmado para coronavírus. A Secretaria de Saúde do Município informa ainda que no município de Angélica não há casos suspeitos e nem confirmados.

Atente-se às dicas preventivas:
• Lave bem as mãos com água e sabão e utilize álcool em gel;
• Cubra o nariz e a boca para espirrar ou tossir, porém, não com as mãos e sim com o cotovelo;
• Evite aglomerações;
• Mantenha os ambientes bem ventilados;
• Não compartilhe objetos pessoais.
A Secretaria de Saúde reforça o pedido de colaboração aos munícipes, para que procurem uma unidade de saúde somente se tiverem histórico de passagem por áreas de risco ou contato direto com caso positivo da doença e apresentarem algum dos sintomas do coronavírus. Solicita ainda que a população não compartilhe informações sem veracidade para que não haja pânico.
A Secretária de Saúde Francielli Fascincani alerta que “a responsabilidade é de todos tanto da gestão quanto da população, e pedimos que orientações e determinações sejam seguidas e respeitadas pois se trata de uma doença altamente transmissível”.
O Prefeito Roberto Cavalcanti, se mostra preocupado com a proporção que a doença vem ganhando e pede para que todos tomem o máximo de cuidado, “fiquem atentos às medidas de prevenção, respeitem o distanciamento social, é muito importante que paremos a transmissão desse vírus, principalmente para o grupo de risco”.
Prefeitura de Angélica. Um governo para todos.