Noticias COVID

 Publicado em 18/06/2020
Nota Oficial (18/06/2020)


 

 Publicado em 11/06/2020
Nota Oficial (11/06/2020)


 

 Publicado em 08/06/2020
 Nota Oficial (08/06/2020)

Não importa quem é, importa que todos se atentem para o fato de que o vírus está circulando no município e que todos têm o dever de evitar que mais casos surjam.

Prefeitura de Angélica. Um governo para todos.



 Publicado em 30/04/2020
Férias escolares da Rede Municipal de Angélica são adiantadas

 Devido a pandemia do novo coronavírus, o Governo de Mato Grosso do Sul decidiu na segunda-feira (27) pela antecipação das férias escolares dos alunos da Rede Estadual de Ensino (REE).
Diante dessa decisão, a prefeitura de Angélica, em decreto publicado no último dia 28 de abril, adiantou as férias escolares dos alunos da rede municipal de ensino de Angélica.
O decreto também adianta as férias de para professores e coordenadores pedagógicos das escolas.
Para o prefeito Roberto Cavalcanti, “ Essa foi mais uma medida encontrada para prevenção e também para diminuir as perdas em período letivo e também em concomitância com as decisões tomadas pelo governo estadual”.


 

 Publicado em 28/04/2020
 Prefeito Municipal de Angélica reúne secretários para tratar sobre medidas ao coronavírus em Angélica e Ipezal

 Na manhã da última segunda-feira o prefeito de Angélica Roberto Cavalcanti se reuniu com todos os secretários para tratar sobre a continuidade das medidas preventivas a COVID-19 para o município.
Ficou definido que se manterá todas as recomendações da Organização Mundial de Saúde frente a essa pandemia mundial, orientação constantes de cuidados em todas as áreas, colaboradores e comércio local, Angélica não possui nenhum caso e isso se deve ao sucesso de prevenção de que nossas autoridades em saúde e população vem tomando.
Outra pauta foi referente à medidas econômicas, visto que caiu drasticamente a arrecadação do município e repasses, agora será o momento de grande planejamento para que nossa cidade e distrito não fiquem desassistidos.
O prefeito declarou que, “continuamos pedindo à população, se cuidem, tomem as medidas protetivas, saiam de casa somente para o necessário, higienize sempre as mãos, essa pandemia vai passar e sairemos dela muito mais fortes, cuidem-se todos”.


 

Publicado em 22/04/2020
 CORONAVÍRUS: ANGÉLICA APRESENTA BAIXO ÍNDICE DE ISOLAMENTO SOCIAL

 Segundo ofício n. 1706/DGVS/GAB/SES/2020, da Secretaria Estadual de Saúde, o Município de Angélica até o dia 15/04/2020 apresentou um índice de 48,3% de isolamento social, sendo esse um índice baixo e preocupante, já que estamos com transmissão comunitária ocorrendo em duas cidades (Campo Grande e Três Lagoas) de Mato Grosso do Sul, e vários municípios apresentando alta prevalência da doença, podendo ocorrer a disseminação por todo o Estado, inclusive atingindo o município de Angélica.
Se a população continuar desrespeitando as medidas de isolamento, possivelmente vamos enfrentar um cenário apresentado por muitos estados brasileiros, e teremos um aumento substancial do número de casos positivos para COVID-19 e, consequentemente, o número de mortes pode aumentar, ainda mais se o grupo de risco for atingido, podendo levar a um colapso do sistema de saúde se todos ficarem doentes ao mesmo tempo.
Segundo o COE (Centro de Operações Emergenciais), através da Nota Informativa n. 8 – CORONAVÍRUS SES/MS, são apresentadas as seguintes medidas a serem adotadas:
• Lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou com um desinfetante para as mãos à base de álcool 70% e evitar tocar os olhos, o nariz e a boca com as mãos não lavadas;
• Praticar etiqueta respiratória (ou seja, cobrir a boca e o nariz com o antebraço ao tossir ou espirrar com lenços descartáveis, desprezando-os imediatamente após o uso em uma lixeira fechada e higienizar as mãos em seguida);
• Para contenção da transmissibilidade do COVID-19, deverá ser adotada como medida não farmacológica, o isolamento domiciliar da pessoa com sintomas respiratórios e das pessoas que residam no mesmo endereço, ainda que estejam assintomáticos, devendo permanecer em isolamento pelo período máximo de 14 (quatorze) dias.
• Recomenda-se o uso de máscaras a toda população. As de pano podem ser utilizadas como barreira.
• É importante lavar as mãos com água e sabão ou higieniza-las com álcool em gel a 70% antes de colocar a máscara facial. Além disso, deve-se substituir a máscara por uma nova limpa e seca, assim que ela se tornar úmida.
• Considera-se pessoa com sintomas respiratórios, a apresentação de tosse seca, dor de garganta, ou dificuldade respiratória, acompanhada ou não de febre.
• As pessoas devem observar o distanciamento social, restringindo seus deslocamentos para realização de atividades estritamente necessárias, evitando transporte de utilização coletiva, viagens e eventos esportivos, artísticos, culturais, científicos, comerciais e religiosos e outros com concentração próxima de pessoas;
• Não participar de shows, cultos, missas, jogos de futebol, cinema, teatro, casa noturna, etc), frequentar bares e lanchonetes, até que seja feita a reavaliação mensal.

A Secretária de Saúde Francielli Fascincani, ressalta a importância do isolamento domiciliar como principal medida de controle.
“Desde que foi flexibilizada a abertura do comércio, vemos pessoas transitando sem necessidade. O intuito da flexibilização foi atender as necessidades da população e não se tornar uma desculpa para sair de casa. Infelizmente as pessoas não estão dando importância para a gravidade do problema e só irão começar respeitar as orientações quando um familiar (pai, mãe, filho ou o próprio cidadão) for um caso confirmado.”
O Prefeito Roberto Cavalcanti, informou que a gestão municipal tem tomado todas as medidas para proteger a população, contudo se não houver colaboração vai ficar difícil evitar a chegada do vírus no município.
“Estamos empenhados para tomar medidas seguras de prevenção, contudo precisamos da colaboração de todos. Pedimos que respeitem as orientações, e principalemente o isolamento domiciliar.”


 

  Publicado em 05/04/2020
 Suspensão de aulas nas escolas municipais de Angélica será até 3 de maio

De acordo com o decreto municipal nº 78 publicado na sexta-feira, 02 de abril, a prefeitura de Angélica suspendeu as aulas nas escolas municipais até 03 de maio. A decisão foi baseada no decreto estadual 15.410, publicado dias antes.
Com esse decreto a prefeitura respeita as medidas protetivas de isolamento social que as entidades sanitárias e o Ministério da Saúde sugerem. Lembrando que essas medidas são extremamente importantes para a não disseminação do COVID-19 e achatamento da curva de casos, para que o sistema de saúde não entre em colapso.
Para o prefeito Roberto Cavalcanti essas medidas são importantes para todos “o isolamento social se mostra como uma medida de proteção para todos, principalmente os casos de alto risco de contaminação como idosos e pessoas com doenças pré-existentes, respeitem a quarentena, fiquem em casa e higienize sempre as mãos”.
Prefeitura de Angélica. Um governo para todos.


 

 Publicado em 23/03/2020

 Angélica decreta toque de recolher e preestabelece horáriospara funcionamento de serviços essenciais

 Com o objetivo de resguardar o interesse da coletividade na prevenção do contágio e no combate da propagação do coronavírus, (COVID-19), a prefeitura de Angélica adotou, pelo prazo de 15 (quinze) dias, podendo ser prorrogável por iguais e sucessivos períodos, as seguintes medidas:

Proibição de eventos e atividades com a presença de público, ainda que previamente autorizados, que envolvem aglomeração de pessoas, tais como as feiras fechadas ou abertas (FEIRA DA LUA), passeatas e afins;

Proibição de funcionamento do comércio em geral, à exceção os supermercados minimercados, mercearias, açougues, padarias, postos de combustíveis e venda de gás (GLP – gás liquefeito de petróleo), restaurantes e locais de alimentação, em relação a esses dois últimos apenas na modalidade entrega em domicílio (delivery) empreendimentos de remédios e alimentos veterinários e demais serviços essenciais.

Proibição de funcionamento de academias e centro de ginástica, estabelecimentos de condicionamento físico e similares, bares e similiares, sendo vedado o acesso ao público nesses locais;

Os serviços de alimentação como padarias, restaurantes e lanchonetes ficam expressamente proibidos o consumo no local, de modo que a permissão se dá apenas para compra, sendo que o seu consumo deve ser em local diverso ou com serviço delivery (entrega a domicilio).

Os estabelecimentos devem organizar a comercialização dos produtos, de modo a reduzir o risco de infecção e mantendo a distancia entre as pessoas.

Foi determinado também, o toque de recolher, diariamente, das 20h às 04h do dia seguinte, no Município de Angélica e Distrito de Ipezal, sendo, portanto, determinado que cada cidadão permaneça em sua residência, primando pelo máximo cuidado e prevenção com a saúde de todos, em atendimento às regras estabelecidas pelos órgãos de saúde.

Forças de Segurança, profissionais da saúde em serviço e Defesa Civil estão liberados do toque de recolher. Será permitida a circulação de funcionários que trabalhem durante a vigência do toque de recolher, podendo apenas sair do trabalho e retorno para casa, ou ida da casa ao trabalho.

As farmácias poderão funcionar até as 19h30 e, após esse horário, em regime de plantão. Os supermercados minimercados, mercearias, açougues, postos de combustíveis, empreendimentos de remédios e alimentos veterinários e demais serviços essenciais deverão fechar suas portas, diariamente, até as 19h30;

Fica suspenso também o trânsito de pessoas no transporte coletivo intermunicipal e os velórios fúnebres deverão ter sua capacidade reduzida em 30% (trinta por cento) da capacidade expedida no alvará de funcionamento das capelas.

Para o prefeito Roberto Cavalcanti, o momento agora é de prevenção total “Angélica ainda não possui nenhum caso de pessoas infectadas com o coronavírus e as medidas tomadas são estritamente para proteger nossa população do contágio e transmissão, fiquem em casa, saiam somente em caso de extrema necessidade, assim venceremos mais essa doença”.

Prefeitura de Angélica, um governo para todos.


 

  Publicado em  17/03/2020

 

 Na manhã desta terça-feira, 17, estiveram reunidos médicos e coordenadores das unidades de Saúde do Município na Associação Beneficente de Angélica – ABA, para discutir e determinar algumas medidas de prevenção, controle e segurança para a população.

Foram definidas as seguintes medidas:
• A Secretaria de Saúde recomenda a restrição social para pessoas com baixa imunidade, idosos, doentes crônicos e aqueles que estejam gripados. Viagens, shows, passeios em locais com grande circulação devem ser evitados;
• Orienta que eventos e atividades em locais fechados, que possam gerar aglomerações sejam cancelados ou adiados até segunda ordem;
• Orienta que as pessoas devem evitar cumprimentos com as mãos, com beijos e abraços;
• Orienta que não sejam realizadas reuniões e aglomerações periódicas de grupos em ambientes fechados;
• Orienta e recomenda que não haja superlotação nas unidades de Saúde.
Define ainda:
• A SUSPENSÃO de visitas aos pacientes internados no Hospital (ABA – Associção Beneficente de Angélica);
• O encaminhamento de pacientes com suspeita de covid-19 deverá ser realizado preferencialmente através das unidades básicas de saúde da cidade;
• Todos os casos SUSPEITOS deverão ser tratados como prioridade sendo atendidos de imediato;
• Os casos serão monitorados conforme os sintomas – em casos de sintomas leves, estes serão conduzidos ao tratamento domiciliar e isolamento social;
• Partos e cirurgias de urgência e emergência continuarão a ser realizadas;
• Ficam suspensas todas as atividades coletivas e educativas;
• Os atendimentos odontológicos serão apenas para urgência e emergência.
Ressalta-se ainda que os casos suspeitos de covid-19 são de pessoas que apresentam febre e pelo menos um sintoma respiratório (tosse ou dificuldade para respirar), com histórico de viagem para área de transmissão local ou que tenham entrado em contato com caso suspeito ou confirmado para coronavírus. A Secretaria de Saúde do Município informa ainda que no município de Angélica não há casos suspeitos e nem confirmados.

Atente-se às dicas preventivas:
• Lave bem as mãos com água e sabão e utilize álcool em gel;
• Cubra o nariz e a boca para espirrar ou tossir, porém, não com as mãos e sim com o cotovelo;
• Evite aglomerações;
• Mantenha os ambientes bem ventilados;
• Não compartilhe objetos pessoais.
A Secretaria de Saúde reforça o pedido de colaboração aos munícipes, para que procurem uma unidade de saúde somente se tiverem histórico de passagem por áreas de risco ou contato direto com caso positivo da doença e apresentarem algum dos sintomas do coronavírus. Solicita ainda que a população não compartilhe informações sem veracidade para que não haja pânico.
A Secretária de Saúde Francielli Fascincani alerta que “a responsabilidade é de todos tanto da gestão quanto da população, e pedimos que orientações e determinações sejam seguidas e respeitadas pois se trata de uma doença altamente transmissível”.
O Prefeito Roberto Cavalcanti, se mostra preocupado com a proporção que a doença vem ganhando e pede para que todos tomem o máximo de cuidado, “fiquem atentos às medidas de prevenção, respeitem o distanciamento social, é muito importante que paremos a transmissão desse vírus, principalmente para o grupo de risco”.
Prefeitura de Angélica. Um governo para todos.


 

logo rodape

Endereço

Rua 13 de Maio, nº 676
CEP: 79785-000
Angélica, MS.

Informações

Segunda a Sexta
Telefone.: (67) 3446-1641
Email: imprensa@angelica.ms.gov.br